Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade

17/04/2017 14:59 | Última Atualização: 28/08/2018 14:08



Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade

 

Em 2014, a Unimed do Brasil passou a conferir às singulares o Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade, unificando o Selo Unimed de Responsabilidade Social/Sustentabilidade e o Selo Nacional de Governança Cooperativa. O objetivo é estimular o Sistema Unimed à prática da Governança Cooperativa e à gestão para a Sustentabilidade.

Considerada uma ferramenta de autodiagnóstico importante para auxiliar na estratégia da gestão responsável, a certificação cuja vigência é bianual, utiliza uma metodologia de avaliação baseada nos temas de responsabilidade social (Valores, Transparência e Governança, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Comunidade e Governo e Sociedade).

Para a Unimed Lins receber a certificação, são pré-requisitos:

a.    Envio de toda a documentação dentro do prazo solicitado;

b.    Preenchimento do Balanço Social;

c.     Confecção dos seus Inventários de Emissões de Gases do Efeito Estufa (IEGEE);

d.    Não estar sob intervenção da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS;

e.    Obteve classificação Econômico-Financeira em: Ótima, Boa ou Alerta, no consolidado do ano anterior (4º trimestre), na análise de saúde econômico-financeira das Unimeds, realizada pela área de Acompanhamento Econômico-Financeiro da Unimed do Brasil com base no DIOPS (Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde).

 

 

Selo Unimed de Responsabilidade Social

 

Por 11 anos, a Unimed Lins foi certificada com o Selo Unimed de Responsabilidade Social conferido pela Unimed do Brasil. Em 2014 a certificação recebeu uma nova denominação (Selo Unimed de Sustentabilidade) uma vez que contemplava o tripé: econômico, social e ambiental, possibilitando - a partir da análise de indicadores - o destaque à Unimed Lins na categoria Ouro. O Selo contribuiu para as cooperativas do Sistema Unimed incorporar os temas essenciais da sustentabilidade em suas gestões fortalecendo o cooperativismo, uma vez que sua origem está no progresso e desenvolvimento social.