AMUL celebra o “Dia Mundial do Braille”

04/01/2021 10:45 | Última Atualização: 04/01/2021 13:57
Pin It

 

Celebramos hoje, 04 de janeiro, o Dia Mundial do Braille, sistema de leitura e escrita usado por pessoas cegas ou de baixa visão. A data escolhida para a comemoração é uma referência ao nascimento de Louis Braille que ficou cego aos 3 anos de idade e aos 20 anos conseguiu formar um sistema com diferentes combinações de 1 a 6 pontos em relevo, que se alastrou pelo mundo e hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas.

 

O Braille é composto por 63 pontos, gravados em relevo. Esses sinais são combinados em duas filas verticais com 3 pontos cada uma.

Atualmente estão sendo impressos em embalagens de medicamentos, cosméticos, alimentos, cartões de visita e cardápios e se adaptam perfeitamente à leitura tátil sendo percebidos pela parte sensível do dedo com apenas um toque.

A AMUL, Associação da Mulher Unimed Lins, projeto social da Unimed atende pessoas com deficiência visual oferecendo alfabetização em Braille (leitura e escrita) além de disponibilizar amplo material em Braille aos assistidos.

Nesse período de pandemia nossas atividades presenciais estão suspensas, funcionando apenas de forma remota, porém nossa biblioteca com livros em Braille permanece disponível para empréstimo. A sede da AMUL está localizada na Rua Dom Bosco, 13 regiões central de Lins.



Texto: AMUL

Pin It