AMUL celebra o Dia Nacional do Braille

08/04/2020 09:44 | Última Atualização: 08/04/2020 12:44
Pin It

Dia 8 de abril comemora-se o Dia Nacional do Sistema Braille, a data foi escolhida em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, e tem o objetivo de conscientizar a população sobre ações que visam à inclusão e o acesso à educação para pessoas com deficiência visual.

Por causa de sua importante contribuição para a melhoria no aprendizado das pessoas com deficiência visual, José de Azevedo recebeu o título de “Patrono da Educação para Cegos no Brasil”.

O Sistema Braille foi criado em 1824 pelo francês Louis Braille na França. É um código universal que permite às pessoas cegas beneficiar-se da escrita e da leitura, dando-lhes acesso ao conhecimento, favorecendo sua inclusão na sociedade e o pleno exercício da cidadania.

O Dia Nacional do Sistema Braille existe no Brasil desde 2010, e a comemoração busca inspirar reflexões sobre ações que ampliem e favoreçam o desenvolvimento intelectual, profissional e social das pessoas cegas ou com pouca visão.

Se você quer começar a inclusão, ou conhece alguém que está disposta a incluir, a AMUL oferece “Curso Braille para Multiplicadores” com o objetivo de capacitar profissionais envolvidos com a inclusão.

A AMUL disponibiliza materiais em braille durante os atendimentos para que os assistidos desenvolvam a escrita e leitura em braille e oferece para empréstimo livros, audiolivros e filmes com audiodescrição gravadas.

Braille: inclusão, conhecimento e equidade! Faça você a inclusão!

A sede da Associação fica na Rua Dom Bosco, 13, no Centro de Lins. 

Pin It