AMUL comemora o “Dia Mundial do Braille” 04 de janeiro

04/01/2019 09:05 | Última Atualização: 04/01/2019 11:08
Pin It

A Associação da Mulher Unimed de Lins (AMUL) convida a todos para celebrarmos a criação do “Sistema Braille”, método que abre tantas portas e amplia horizontes da informação para aqueles que não enxergam.

Trata-se de um código universal que permite às pessoas cegas beneficiarem-se da escrita e da leitura, dando-lhes acesso ao conhecimento, favorecendo sua inclusão na sociedade e o pleno exercício da cidadania.

 

O Dia Mundial do Braille é comemorado no dia 04 de janeiro em homenagem ao nascimento do criador do Sistema, Louis Braille, um jovem francês que ficou cego aos três anos de idade e que devido suas próprias dificuldades, aos 15 anos desenvolveu um sistema para que pudesse facilitar seu acesso às informações.

Atualmente as embalagens de medicamentos, cosméticos, alimentos, cardápios e outros variados materiais podem ser impressos nesse sistema, que se adapta perfeitamente à leitura tátil, pois os seis pontos em relevo podem ser percebidos pela parte mais sensível do dedo com apenas um toque.

Nossa AMUL conta com uma biblioteca com diversos livros em Braille, clássicos da literatura brasileira e estrangeira, o best-seller Harry Potter além das obras do famoso autor de romances Nicholas Sparks. Todo o acervo está disponível para empréstimo na Sede da Associação. Venham conhecer!



Pin It