Inauguração da Brinquedoteca no Hospital Unimed A. Gelis

A iniciativa tem como principal foco a humanização e o acolhimento adequados no atendimento

04/06/2018 15:05 | Última Atualização: 16/10/2018 18:52
Pin It

No dia 28/05 às 8h, foi realizada a inauguração da Brinquedoteca do Hospital Unimed A. Gelis com a presença do Diretor Presidente Dr. Artur Eduardo de C. Trida, do Diretor Superintendente Dr. Cazuique Kamei, do Diretor Técnico do Hospital Unimed A. Gelis Dr. Eduardo N. Yamada, do Gerente da Unimed Lins Sr. Renato Fassa Garcia, da Pedagoga Daniela da S. Atanásio, da Diretora da AMUL Sra. Mitiko Morimoto Trida e da Encarregada de Comunicação e Marketing Deisy Shibelli.

Mantendo-se à linha da estratégia de negócios do Sistema Unimed, a qual prioriza a qualidade do atendimento ao beneficiário, a Unimed Lins tem investido intensamente em Humanização. E através da ambientação das alas pediátricas, alcança resultados positivos na permanência das crianças em sua área hospitalar, promovendo assim o lúdico e valorizando a saúde e o aprendizado.

Com base nessas premissas e atendendo a Lei Federal 11.104/2005, o espaço da Brinquedoteca foi especialmente desenhado para minimizar os efeitos do tratamento e estimular à integração entre as equipes, os pacientes e familiares. Desta forma,  a criança internada também é estimulada no ambiente hospitalar quanto ao desenvolvimento motor e psicossocial, uma vez que terá acesso a um espaço para leitura e teatro de fantoches, com histórias que a auxiliam entrar em um mundo mágico e educativo, estimulando assim sua recuperação com melhor qualidade de vida, já que estudos comprovam os benefícios da brincadeira para o desenvolvimento.

Por meio das cores, dos desenhos e da disposição dos brinquedos, a cooperativa deseja, acima de tudo, que esse ambiente lúdico seja um instrumento positivo aos beneficiários.

Para a pedagoga da Unimed Lins e Coordenadora do Projeto Daniela da Silva Atanásio, a Brinquedoteca é um ambiente agradável para as crianças ajudando a minimizar os efeitos da doença e seu tratamento, humanizar a saúde e promover o lúdico e a interação. 

A colaboradora Deisy Shibelli (Comunicação e Marketing), que desenvolveu o projeto com base no Manual de Alas Pediátricas da Unimed do Brasil, ressalta a importância  deste projeto de padronização, que gera impactos positivos a todos envolvidos, e proporciona às novas gerações a oportunidade de conhecer obras de literatura como as de Júlio Verne, que inspiraram a padronização do ambiente com diversos temas, entre eles a Viagem ao Fundo do Mar, inspirado em “20 Mil Léguas Submarinas”;  Viagem à Lua, inspirado em “Da terra à Lua”; Viagem ao Redor do Mundo, inspirado em“Volta ao Mundo em 80 Dias” e Viagem ao Polo Norte, inspirado em“Viagens e Aventuras do Capitão Hatteras”. 

O Médico cooperado Dr. Eduardo Yamada – Diretor Técnico do Hospital Unimed A. Gelis, ressalta que a Brinquedoteca é um espaço lúdico, que permite o contínuo processo de aprendizado e estimula a criatividade da criança. Juntamente com o trabalho de ambientação das alas pediátricas, reduz o stress e a ansiedade da criança, o que contribui imensamente para seu processo de cura e recuperação. Trata-se de uma mudança de valores, onde deixamos de nos preocupar com a doença e focamos o trabalho sobre o indivíduo e suas necessidades. 

A Unimed Lins investe constantemente em melhorias, pois não mede esforços para garantir um atendimento de qualidade e respeito aos beneficiários.



Cuidar de você #esseéoplano

Matéria e Fotos: Deisy Shibelli (Comunicação e Marketing)

Pin It