Sobre o Programa de Qualificação de Operadoras

08/05/2020 11:41 | Última Atualização: 08/05/2020 11:54

 

O Programa de Qualificação das Operadoras é a inciativa mais antiga desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o estímulo à qualidade setorial. Foi iniciado em 2004, teve seus indicadores reestruturados em 2015 e, a partir do IDSS ano-base 2017, iniciou uma nova etapa, com a introdução do uso do Sistema de Informação do Padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) como fonte de dados do programa e processamento dos indicadores. O objetivo da revisão foi promover a melhoria contínua do programa, de acordo com as novas regras e práticas do setor suplementar de saúde, propondo conceitos alinhados aos novos eixos direcionais da Agência à Agenda Regulatória mais recente e à literatura de Qualidade em Saúde.

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS – é a avaliação de desempenho das operadoras de planos de saúde que compõe o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

 

O IDSS é constituído por indicadores que compõem uma nota de 0 (pior) a 1 (melhor), distribuídos em quatro dimensões: Qualidade e Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade de Mercado, Gestão de Processo e Regulação.

 

O principal objetivo é demonstrar como o mercado está se comportando com relação às questões assistenciais, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde.